twitterfacebookemail

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pela janela não porcalhão!!!

Lixeirinha para carro...pode ser de todas as cores...vale a pena mandar fazer...linda e decorativa!!


Mais um dia que presencio o ato de jogar lixo na rua. Por que será que o povo brasileiro tem esse costume?

Quando estou em meu carro andando pela cidade e resolvo chupar uma bala, jogo o papel da bala no lixinho que mantenho no carro. Quando estou em um carro que não tem lixinho, guardo o papel da bala até encontrar um lixo para jogá-lo.

Em nenhum momento passa pela minha cabeça jogar esse papel na rua. Infelizmente, muitas pessoas são exatamente o oposto. Em nenhum momento passa pela cabeça delas não jogar o papel na rua.

Já vi de tudo. Em uma ocasião, vi um passageiro aceitar aquelas propagandas que são entregues nos semáforos. Ele passou os olhos por elas, as juntou e as jogou pela janela no meio da rua. Outro dia, vi uma mulher comendo uma coxinha dentro do carro. Ela deu duas mordidas na coxinha, fez uma cara feia e a jogou pela janela do carro com papel e tudo, já vi gente até mesmo atirar pela janela de ônibus um côco...que absurdo!! Em outra ocasião vi um motorista comprando uma garrafinha de água no semáforo. Ele bebeu a água em um gole só e não teve dúvidas. Jogou a garrafa pela janela.

O que mais me impressiona nesta cenas que presenciei é o fato dessas pessoas não pensarem duas vezes. Elas simplesmente jogam o lixo na rua, por puro costume. Elas não se lembram que as inundações também são causadas por excesso de lixo nas ruas. Nessas horas elas preferem atribuir toda a culpa ao governo. Não estou dizendo que o governo não tem culpa. Estou dizendo que o povo também tem culpa.

Essa prática é um problema de educação? Com certeza sim! É só prestarmos atenção nas escolas públicas do país. Quando passamos na frente delas vemos muito lixo na rua da própria escola. Durante a infância, as criaturas que jogam lixo na rua não foram ensinadas e nem corrigidas e cresceram praticando esse ato. Agora elas já são adultas. Então, como acabar com essa prática?

Quando aprendemos a dirigir, ficamos apavorados com a quantidade de coisa que temos que lembrar: acelerar, brecar, trocar de marcha, sinalizar conversões, olhar nos espelhos retrovisores, soltar o freio de mão, buzinar, ligar o limpador quando estiver chovendo, etc. Depois de um certo tempo, fazemos isso automaticamente sem pensar. É quando dizemos que o nosso cérebro está condicionado àquela tarefa. Acredito que as pessoas que jogam lixo na rua estão com o cérebro condicionado a isso. Elas já jogaram tantas vezes lixo na rua que já virou costume.

Aqueles que já estão condicionados em dirigir um carro e tiveram a oportunidade de dirigir um outro tipo de veículo (carro automático, kombi, moto) notaram que tiveram que "aprender" novamente. O simples fato de um carro não possuir o pedal da embreagem quebra totalmente o condicionamento adquirido. Temos então que achar uma maneira de fazer com que as pessoas que jogam lixo na rua "aprendam" novamente.

Um dia pela manhã, parada no trânsito, vi um senhor, motorista de um carro que estava mais a frente, jogar um papel na rua. E não era qualquer rua não. Era uma avenida às margens de uma  lagoa.  Mesmo assim ele não pensou duas vezes e jogou o papel na rua. A vontade que me deu foi de sair do carro, pegar aquele papel do chão e jogar na cara dele.
Aí pensei: e se ele estivesse armado?
Violência ajudaria a educá-lo ou só causaria revolta?
Desisti na hora.

Agora, escrevendo sobre isso, tive uma idéia e gostaria da participação e opinião de todos:
E se eu saísse do meu carro, pegasse o papel do chão, entregasse ao indivíduo e dissesse calmamente os transtornos que aquele ato iria causar a ele e a toda população?
Será que isso quebraria o condicionamento?
Talvez naquele momento não, depois ele iria refletir, quem sabe de uma segunda vez que ele cometesse aquele ato e uma outra pessoa fizesse o mesmo...assim a gente vai se reeducando!!!!

Gostaria da sua opinião!!!! Que vc acha dessa idéia??????
 
Você poderá encontrar a lixeirinha em: http://crafeteria.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Engraçado que hoje eu pensei nisso, pois ando no Centro da Cidade e vejo a mesma coisa acontecendo com os pedestres. Concordo plenamente com sua opinião.
    bjs. Tina

    ResponderExcluir
  2. Necessário é antes de mais nada, olhar o estado emocional do ALVO...Se ele (a) não está estressado, se não tem uma chave de fenda grande na mão, definir quem corre mais, ele(a) ou você (mais vale um na frente correndo com medo, do que outro atrás com raiva) - mas a medida socio-educacional é válida.

    ResponderExcluir
  3. manuzinha adoooooorei o post... concordo plenamente com vc... me deixa doente ver esses seres que se dizem humanos fazendo uma porcaria dessas... minha mae chama meu carro de lixao... pq tem mto papel dentro.. e nao tenho tempo de ficar limpando mas sempre dentro do carro... eu ja ate parei meu carro uma vez e pedi que um amigo que tava no banco do passageiro descesse e pegasse a garrafa que ele tinha acabado de jogar fora... acho falta de educação e total ignorancia... concordo com vc plenamente... mas tbm concordo com o comentario ai em cima... nao é sempre que podemos xingar uma pessoa assim... apesar de ser mais forte que a gente... nao sabemos como alguem pode reagir... afinal educaçao é pra todos... mas nem todo decidem te-la... tem gente que nasce grosso e prefere ficar sem educaçao pra vida toda.... um xero no coraçao... sou fã de primeira do teu blog...

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É RELEVANTE...ENTÃO NÃO DEIXE PRA DEPOIS, COMENTE AGORA!!!