twitterfacebookemail

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O exemplo convence mais do que meras palavras

LAÍS VESTIDA COM MINHA ROUPA E SAPATOS

"O exemplo convence mais do que as palavras... É longa a estrada dos preceitos; a dos exemplos é breve e mais segura".

Um provérbio inglês diz: A maçã não cai longe da macieira. Significa: "Tal mãe, tal filho". As primeiras lições das crianças - Consistem em hábitos e não em raciocínios. Os filhos são um reflexo real dos pais. Quando os pais observam seus filhos, neles encontram um espelho de si mesmos. A causa de tal semelhança e o instinto poderoso que Deus concede a natureza humana: O instinto da imitação.

Todos sem nos darmos conta disso, obedecemos a essa grande lei natural. Em função dessa lei, nos transformamos à imagem daquilo que contemplarmos, seguimos em um processo já traçado por nossos pais, em obediência instintiva à lei do menor esforço, a que por natureza, estamos sujeitos. O poder do exemplo esta em nós, via de regra exercemos a assimilação do conhecimento em cima do exemplo, que na primeira base é revelado por nossos pais e familiares, seguidos por professores...

Quando assimilamos um exemplo teórico juntamos ao exemplo prático e o resultado disso é algo muito melhor. A idéia central, é que o comportamento e atitudes positivas dos pais serão responsáveis em nortear um futuro exemplar e gratificante para seus filhos. Toda criança é imitadora, vale mais um exemplo do à lição. Atitudes de bondades, expressões de amor e respeito aos filhos, explicações claras e objetivas, mesmo sendo difícil darmos as razões exatas das coisas. É certo que as crianças em tenra idade, entendem pouco, mas imitam de boa vontade.
 LAÍS COM MINHA TOUCA DE BANHO

Portanto, procure no convívio com seus filhos, ser exemplo e dar o poder do exemplo. Vocês pais têm junto a si pequenas testemunhas que sempre estarão alertas e em observação constante dos atos de sua vida!!

"Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe."  
Prov.1:8
Minha filha Laís de 2 anos e 8 meses me imita em tudo, nas pequenas coisas do dia-a-dia, quer se maquiar, sabe onde passar o batom, sombras nos olhos e rímel...é uma graça. Mas o que me intriga de verdade é o cuidado que devo ter com minhas palavras e atitudes, pois ela me observa e faz igual! Sei que vou falhar algumas vezes e que esse é o meu grande desafio, meu conforto é saber que Deus usará ela pra trabalhar ainda mais em minha vida e na melhora do meu caráter...
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele".  
Prov.22:6

Filha linda...tô me esforçando pra ser uma mãe segundo o coração de Deus, sei que você mesma me ajudará a desenvolver bem esse papel...essa missão tão maravilhosa e única de ser MÃE!!

5 comentários:

  1. Olá... adorei o seu blog e também estou te seguindo!! beijos! :)

    ResponderExcluir
  2. Ai, que graça sua filhinha!
    É, há muitos anos antes de casar já orava pelos filhos que teremos.
    Também fizemos, eu e Dani, este curso de noivos que vc dá aula. É excelenteee!

    Já estou te seguindo!
    Obrigada por visitar e comentar no nosso blog!
    Volte sempre!

    Bjs!

    minhafilhavaicasar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OLA, ADORAMOS AS SUAS MENSAGENS ESTAMOS SEMPRE LENDO SAO MARAVILHOSAS... LEONARDO E FANIA E LAISA E DAQUI 15 DIAS LUIS ARTHUR... BEIJOS E SAUDADES.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Manu!!!
    As crianças imitam mesmo o que fazemos de certo ou errado (por isso temos que ter cuidado com certas ações). O Fê uando entrou no colégio, sempre voltava com algumas "novidades" não muito agradáveis, mas que aos poucos, com conversa e nosso dia a dia, foi mudando...
    E não há nada melhor do que criar nossos filhos nos caminhos do Senhor!!! Creio que seja a coisa mais certa que todos nós, pais, daremos de presente para nossos pequenos!
    Um beijão para você e para toda família linda!

    ResponderExcluir
  5. Querida....fiquei super feliz com seu comentário e oro para que Deus nos permita estar no centro de sua perfeita vontade, atentas ao Seu chamado, prontas para levantar de qualquer lugar que seja para garantir nosso assento nos lugares celestiais! Você é muito especial viu?
    Amo sua vida,

    Mel

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É RELEVANTE...ENTÃO NÃO DEIXE PRA DEPOIS, COMENTE AGORA!!!