twitterfacebookemail

sábado, 21 de janeiro de 2012

Tirando a Máscara!


Por que é tão difícil tirar as máscaras? São muitas as razões porque temos dificuldade em ser quem realmente somos. Muitas vezes, ocultamos partes de nós mesmosA questão aqui é reconhecer as coisas que escondemos e porque escondemos. Infelizmente a maioria não sabe qual é o impacto dessa decisão no relacionamento conjugal.

· Seu emprego ou seu estilo de vida agitado?
· Roupas caras ou acessórios chamativos?
· Seus hobbies?
· Sua vida profissional?
· Seu senso de humor?
· Sexo?
· Comida, bebidas ou drogas?
· Suas palavras?
· Seu dinheiro?
· Seus amigos, irmãos, sua mãe ou seus filhos?

Algumas perguntas são necessárias no processo de libertação das máscaras. A sua vida é um livro aberto ou um armário trancado a sete chaves? Você guarda segredos que não divide com ninguém, nem mesmo com o seu cônjuge? Esconde problemas emocionais como depressão, compulsões ou ansiedade? Um histórico de maus – tratos? Vícios? Dificuldades financeiras? Parentes problemáticos? Todas essas coisa afetam diretamente seu relacionamento, mesmo que você pense que está escondendo em algum lugar que seu parceiro jamais vai conseguir encontrar. 

É importante que você separe um tempo para refletir sobre as seguintes questões: que segredos do passado e do presente podem estar prejudicando sua capacidade de ser um companheiro(a) completo(a)? Pergunte a você mesmo, que máscara estoiu usando neste momento para manter o relacionamento sob controle? Como esses segredos podem fazer seu parceiro se sentir excluído de partes importantes da sua vida. 

Como se libertar das máscaras.
Lembre-se, cada máscara existe por uma razão. Quanto mais clara for sua compreensão desse razão, mais fácil será destruir a máscara. Tente compreender a historia por detrás dela. Você a criou recentemente ou há muito tempo? Qual foi o seu proposito ao cria-la? Imagine o que você sentiria ao se livrar dela e preste atenção aos sentimentos que essa visão provoca. Quanto mais entender a origem de cada máscara, menor é a possibilidade de você voltar a usá-la. A consciência é algo libertador.

Leve a sério os seus medos. Algumas máscaras parecem estar grudadas à alma das pessoas por uma cola poderosa. Essa cola é feita de medo, e você precisa levar a sério esse medo. Nem todas podem ser retiradas facilmente e as últimas a cair são aquelas feitas de puro terror. Para livrar-se delas, talvez você leve meses ou anos e precise da ajuda de amigos, irmãos e , principalmente do seu cônjuge. Tudo isso faz parte do processo. 

Busque alinhar sua vida com Deus. Está escrito no livro de Salmos, “...luz para o meu caminho é a tua Palavra...” (Salmo 119). Quando o nosso estilo de vida esta alinhado com a Palavra, andamos na luz e o processo de libertação das nossas máscaras é uma consequência natural desse andar na luz. 

Reconheça a necessidade vital de se libertar das máscaras. As pessoas que insistem em manter suas máscaras, não constroem conexões honestas e saudáveis e vivem sempre na superficialidade de uma vida conjugal pobre e vazia de significado. 

Ter intimidade é permitir que o outro veja a nossa imperfeição. Por causa do orgulho que há em todos nós, é sempre complicado quando nossas mascaras impendem que o nosso cônjuge conheça quem nós realmente somos. A questão aqui é reconhecer as coisas que escondemos e porque escondemos. Infelizmente a maioria não sabe qual é o impacto dessa decisão no relacionamento conjugal. 

O caminho para libertação das máscaras passa pela identificação das áreas da usa vida que você mais esconde. Quando lançamos luz sobre esses recantos há libertação e transformação.

Texto: Josué Gonçalves 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É RELEVANTE...ENTÃO NÃO DEIXE PRA DEPOIS, COMENTE AGORA!!!