twitterfacebookemail

domingo, 11 de novembro de 2012

A história dela - BEM CASADA

Olá pessoas lindas do meu coração!!!
Geralmente compartilho meu testemunho em lugares fechados, específicos como igrejas, congressos de jovens, ou encontro de mulheres. 

Sempre relutei postar aqui, mas como a proposta do blog mudou um pouco, agora quero escrever bastante sobre relacionamentos e família, achei que deveria mesmo me expor para quem sabe Deus usar a minha história para curar outras.



Aprendi que meu trauma pode sim se tornar uma fonte de cura... se eu me entregar para o autor da vida...o melhor jardineiro que eu conheço! Jesus... 

Eu sou um jardim...
Só o tempo dirá o que a colheita irá produzir...


Me chamo Emanuela e gostaria de compartilhar com você um pouco da minha história, pois sei que este relato pode, de alguma forma, abençoar sua caminhada. Minha infância foi marcada, aos 5 anos, pela experiência de abuso sexual. Tão cedo tive meu corpo ainda pequeno e frágil tocado e invadido por funcionários do meu pai, que tinha um comércio agregado à nossa casa. Aquele era um local regado a muitas bebedeiras e “amigos inconvenientes”, um dos motivos das inúmeras discussões entre meu pai e minha mãe.

Meu pai bebia até cair, era agressivo, em muitos momentos literalmente quebrava tudo que via pela frente e não me poupava de ver a pobre da minha mãe sendo espancada. Uma das marcas dessa violência era o sofá de nossa sala, repleto de perfurações de tesoura.

Enquanto ele passava boa parte do tempo dentro de seu comércio minha mãe trabalhava, eu acabava por ficar na companhia de empregadas e, às vezes, sozinha. Alguns rapazes, que freqüentavam aquele ambiente, me conduziam ao banheiro, se masturbavam em minha frente e chegavam a me tocar, embora nunca tenham me violentado fisicamente ou praticado em mim penetração. A fisionomia deles permanece gravada em minha mente. Todos esses fatos deixaram marcas profundas em minha alma e em meu espírito. Era um sofrimento grande demais para alguém tão pequena.

Por isso, gostaria de fazer um alerta: Grande parte dos abusos sexuais cometidos contra crianças se deve à atitude dos pais, que deixam seus filhos em casa na companhia de parentes, vizinhos e funcionárias. Portanto, muita atenção com as pessoas a quem você confia o cuidado de seus filhos.

A medicina e a psicologia têm, inclusive, aconselhado aos pais tocarem bastante seus bebês, inclusive fazendo massagens, além de falarem palavras de afirmação, afeto e amor. As crianças sentem prazer no toque, que alimenta a auto-estima, produz segurança e nutre a alma do bebê, que logo será um adulto e refletirá, mesmo sem saber, tudo o que viveu nos primeiros anos de vida, no seu comportamento e nos seus relacionamentos.

       Digo isso porque não fui uma criança muito tocada e amada através das palavras pelos meus pais. Talvez essa seja a razão porque demorei a contar à minha mãe o que já há muito tempo acontecia em secreto. Tinha apenas 5 anos e não entendia direito o que estava acontecendo, mas lembro-me muito bem do aperto e da angustia que sentia em meu coraçãozinho. Quando finalmente contei à minha mãe, formou-se um tumulto em meu lar. Ela apanhou novamente de meu pai, que a culpou por tudo, como sempre fazia. Nervoso, ele queria até matar os rapazes.

Em meio a toda essa tensão, mudamos de casa e de bairro para tentar esquecer o que aconteceu. Meu pai alugou a casa e o comércio e fomos morar em um apartamento bem longe dali. Depois de alguns anos, meu pai, desempregado e entregue ao vício do álcool, decidiu sozinho vender o único patrimônio que tínhamos (nossa casa própria), o que nos deixou em uma situação desesperadora. Foi a gota d’água que faltava para uma tempestade ainda pior.

Minha mãe pediu que ele arrumasse as suas malas e fosse embora de casa naquele momento, pois, para ela, aquilo era pior que uma traição. Afinal, ele estava nos deixando desabrigadas, sem o nosso teto!
Ela então me deu a responsabilidade de ajudá-lo na arrumação de seus pertences antes de sair de casa, pois ela e minha irmã mais nova, que na época tinha um aninho, estariam me esperando na casa de minha tia. Minha mãe não queria sequer olhar para ele e também não queria que ele levasse todas as nossas malas. A recomendação por ela foi que eu depositasse as coisas de meu pai em sacos de lixo.
Senti-me duplamente abandonada, pois, ao mesmo tempo que não queria estar com meu pai, não gostaria que fosse embora. Queria ter sido levada e acolhida por minha mãe, assim como a minha irmã foi.

         A raiz da maioria das árvores fica embaixo da terra. Não a podemos ver. Já os frutos de uma árvore podem ser vistos. Porém, é preciso tempo para que a planta amadureça e seus frutos apareçam. Mas eles um dia, com certeza, chegam, sejam bons ou maus! Minha raiz não era boa. Ela havia sido machucada. Até mesmo minha semente havia sido plantada com sofrimento. Por isso, infelizmente, não colhi bons frutos. Gostaria então de refletir com vc:
- Que tipo de fruto tem brotado de sua árvore? O que você tem plantado ou deixado ser plantado dentro de seu coração?

         Minha mãe teve muita dificuldade em nos educar, a mim e a minha irmã. Tudo logo se transformava em gritos, brigas, surras e palavras depreciativas. A vida a ensinou a viver sem gestos de amor, paciência ou diálogo, ela foi empurrada para agir assim, não dava tempo, ela tinha que colocar o pão de cada dia na mesa. As mesmas lições ela foi impulsionada a nos passar. Hoje não a culpo.  Compreendo-a melhor, mas não foi sempre assim.

         As palavras são como sementes. Muitas delas tornam-se ervas daninhas que semeiam no coração e transformam a raiz de nossa árvore em uma raiz de rejeição e abandono. Uma raiz apodrecida, cheia de AMARGURA!

Minha adolescência chegou. Eu tinha uma auto-estima baixíssima. Porém, meu corpo foi tomando formas de mulher e percebi que tinha um poder capaz de atrair pessoas. Tudo que tinha era sede por me sentir AMADA! Trancava minhas colegas em casa quando elas vinham me visitar e escondia as chaves para elas não irem embora. Sentia-me vazia, sozinha e queria muito me sentir aceita!

         Essas raízes, cobertas por ervas daninhas, cresceram dentro de mim e abriram espaços, fendas em meu coração, que foram “preenchidos” por namoros e falsas amizades que começaram a surgir na adolescência.
         Moças carentes que têm “PAI AUSENTE” geralmente perdem a virgindade muito cedo e fora do casamento. A palavra de Deus diz em Pv. 27.7: “A alma farta pisa favos de mel, mas para a alma faminta até amargo é doce”.

        Comigo não foi diferente. Tive alguns namoricos, outros namoros mais longos. E me envolvi demais nos dois últimos relacionamentos. Foram rapazes para quem entreguei meu coração, meus sentimentos e minha esperança de ser feliz.

         Procurava pessoas, o tempo todo, para ouvir palavras que alimentassem minha alma faminta. Junto a isso, vieram as festas, baladas e a intimidade física, tudo para tentar escapar de minha condição de infelicidade e carência emocional. Tinha problemas terríveis de comunicação com minha mãe. Eu era rebelde, atrevida, arrogante, não aceitava ser exortada nem mesmo receber conselhos. A todo momento, me armava e me posicionava defensivamente, em condição de uma falsa superioridade. Sempre competimos muito uma com a outra. Eu sentia que tinha de me defender! Em nossos conflitos, nos desrespeitávamos muito com palavras. Ela me dizia palavras fortes, malditas. Muitas vezes acreditei nessas palavras e elas me ajudavam a empurrar para algumas situações e escolhas que eu mesma fiz e que me trouxeram muito sofrimento.

         Por isso, cuidado com o que você diz em momentos de raiva, principalmente com seus filhos. Suas palavras têm uma grande força sobre eles. Você é autoridade espiritual na vida de seus filhos!!
         Nem todo abuso é somente físico ou sexual. Um dos abusos mais difíceis de curar é o abuso VERBAL, que machuca a alma e deixa cicatrizes no espírito muito difíceis de serem sarados, a não ser pelo poder do Espírito Santo de Deus. Faça um exercício agora!!!! Arranque o mato plantado no jardim da sua alma e substitua pela Palavra de Deus. Moças, vocês não encontrarão marido humano com capacidade de consertar os pontos danificados do seu passado. Esqueça as coisas que ficaram para trás e avance para aquelas que estão diante de você! Veja alguns frutos (sintomas) e sinais da rejeição: amargura, rebelião, escapismos, crítica e auto-imagem pobre.

Como enfrentar e sair da condição de REJEIÇÃO?
         Nada poderá ser feito dentro de você sem a presença restauradora e salvadora de JESUS e o SEU SANGUE. Em primeiro lugar: Aceite-o como o seu Senhor e SALVADOR.

Em seguida, o próximo passo a ser dado é perdoar todas as pessoas envolvidas no plantio do seu jardim. Quem te fez mal? Peça perdão a todos e também libere o seu perdão na vida deles. Ore por eles. A falta de perdão aprisiona ambas as partes, impede vc de caminhar mais leve, impede vc de prosperar!!! Não retenha aquilo que te é dado de graça!!

Olhe para o modelo que é JESUS. Ele veio para os seus e os seus o rejeitaram. Desde o ventre da sua mãe, ele sofreu com a rejeição. Fui curada quando descobri essa verdade.

Porém, Jesus, diferente de mim e de nós, não absorveu nenhuma raiz apodrecida de amargura ou rebelião, não teve comportamentos usando o escapismo. 

Não há nada a respeito de seu ontem que possa atrapalhar o seu amanhã. Avance para além de suas lembranças, seu sofrimento e sua rejeição. 

Jesus pode curar o seu passado. Tenha coragem e assuma sua rejeição. Depois, arranque o mato fora, destrua a erva daninha e plante a palavra de Deus diariamente. Medite nela e você conseguirá colher os frutos de Deus.

Conselhos aos Casais de Namorados:
1.CUIDADO COM O TEMPO DE NAMORO. TODO NAMORO DEVE TER UM PROPÓSITO!
2.EVITEM LOCAIS ONDE OS DOIS FIQUEM MUITO TEMPO SOZINHOS. PROCUREM SE CONHECER MELHOR INTERIORMENTE (CARÁTER, PERSONALIDADE, INTENÇÕES).
3.CASEM PRIMEIRO PARA DEPOIS NAMORAR!
4.PROCUREM UM CASAL CASADO QUE TENHAM VIDA EM DEUS E PRESTEM CONTAS COM ELES.
5.BUSQUE AO SENHOR INDIVIDUALMENTE. NÃO SE APÓIE NA VIDA ESPIRITUAL DO OUTRO. DESENVOLVA A SUA INTIMIDADE PESSOAL COM JESUS.
6.QUANDO DECIDIREM CASAR PREOCUPEM-SE SIM COM O SONHO DA LINDA FESTA, MAS NÃO SE ESQUEÇAM DO AMBIENTE ESPIRITUAL DA CERIMÔNIA, POIS É DISSO QUE AS PESSOAS VÃO SE LEMBRAR DEPOIS DE ACABAR A FESTA.
7.NÃO SE ESQUEÇA: Sua história pode ser mudada. Isso só depende de você!   Não repita os erros de seus pais.
8.O modelo a ser seguido é O DE JESUS. Ele é o ALVO! 

Fique com Deus e seja feliz sempre!!
Beijos...
Manu

13 comentários:

  1. Querida Manu, muito me idenfico com seu testemunho, um dia com certeza terei a oportunidade em lhe contar um pouco do que já vivi também. Mas sabe qual é a parte mais gratificante que me identifico? O trabalho de salvação e restauração do Senhor em nossas vidas, posso dizer com propriedade que não sou a mesma Jéssica de 6 anos atrás, sou uma nova criatura, lavada e remida pelo sangue de Jesus. ôh, Glória a Deus! Com todo o prazer abro as portas do meu coração e mente para aprender um pouquinho do Reino com vc, que muito tem pra nos ensinar e auxiliar com toda essa "carga"vivida.

    ResponderExcluir
  2. Glória à Deus pela sua vida Manu.

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. QUE BLOG TÃO MARAVILHOSO! QUE DEUS OS ABENÇÕE SEMPRE E QUE SIGAM SEMPRE AJUDANDO ASO CASAIS PARA QUE TENHAM UM CASAMENTO FELIZ, EM JESUS. UM ABRAÇO. HAYDÉE CLAVÉ

    ResponderExcluir
  4. Quando eu li isso, fiquei realmente impactada e surpreendida com a sua coragem de dar um testemunho tão íntimo, em prol de ajudar a outros que tanto necessitam. Demorei para vir comentar, principalmente pela correria da vida. Ahhh, Manu, abençoada seja você pelo testemunho. Como Deus deve Se orgulhar do seu gesto. Continue com o seu forte trabalho de evangelização. O blog deve continuar tendo o conteúdo atual + as evangelizações. Percebo que um blog "misto" atraí mais leitores para os nossos textos do que um que fosse voltado somente para a evangelização.

    Siga em frente, Manu, estou contigo!

    ResponderExcluir
  5. Olha Manu.. Muito surpreendente a sua história.. Você é um amulher guerreira e corajosa.. Pois abriu a sua vida, expondo o que se passou, os seus traumas, seus sentimentos... Que maravilha o Senhor ter te dado a estratégia virtual para ajudar a muitos.. Não pare, continue.. O seu testemunho é muito forte.. Deus te abençoe!!

    Sara - Cuiabá

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus que historia parecida com a minha menina, seu testemunho muito me identifica, até a sua restauração, pois com a graça e misericórdia do Senhor, fomos resgatadas, aleluia, pra honra e gloria do Senhor tivemos oportunidade de um novo começo. Queria um dia te conhecer e poder celebrar a vitoria do Senhor. A paz do senhor!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Manu!
    Que história forte...
    Mas Deus realmente é maravilhoso e fiel para realizar nossos sonhos! Nos resgatar das trevas e nos levar para sua maravilhosa luz!
    Já estou te seguindo...
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  8. NOSSA CADA DIA ME APAIXONO MAIS POR JESUS... PELA SUA FIDELIDADE E SEU AMOR... DEUS TE ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  9. Cristo em ti, a esperanca da gloria! Lindo testemunho!
    Desculpa,estou tc de um teclado sem acentuacao grafica em portugues,rs!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Manu!
    Cheguei ao seu blog pela Vivi (louvor), na verdade já tinha visto fotos dos seus bolos através do facebook do Jaime Neto (meu noivo). Sempre que eu estava do lado e passava alguma foto dos seus bolos eu falava: "Pára! Deixa eu ver! Que lindo!'". Neste final de semana encontramo-nos com a Vivi em uma festa de família e ela me falou do seu blog, e eu fiquei ansiosa por vir ver mais das lindas fotos do seu trabalho. Acabei parando aqui no seu testemunho, e fui positivamente surpreendida por um relato ainda mais lindo do que as suas obras de arte.
    Muita coragem, muita força, por abrir seu coração tanto assim, expondo sua história e sua vida de forma tão verdadeira, para ajudar outras pessoas. Um relato que a gente sente o amor e o cuidado em cada parágrafo.
    Só posso te dar os parabéns, pela coragem, pela força, pelo trabalho lindo, e desejar que você continue sendo cada vez mais abençoada, porque pessoas como você, quanto mais abençoadas são, mais abençoam, ajudam, semeiam e espalham o amor e o bem. Um grande beijo desta desconhecida que já te admira mesmo sem te conhecer pessoalmente! Que Deus continue abençoando você sempre!

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É RELEVANTE...ENTÃO NÃO DEIXE PRA DEPOIS, COMENTE AGORA!!!