twitterfacebookemail

domingo, 25 de abril de 2010

DINÂMICAS PARA O SEU CHÁ!


"ELA PERGUNTA, ELA QUER SABER!" (by Vanusia)

Vai passando uma bola, um coração de pelúcia, qualquer objeto, quando a música parar...ou quando a noiva falar pare! A organizadora do chá já previamente organizada, lê várias situações em papéis que poderão ocorrer durante a vida de casada. Em seguida a noiva ouvirá a pergunta e a convidada, onde parou com o objeto terá que dar o conselho adequado aquela situação! Abaixo exemplos de situações:

SITUAÇÃO 1: Ele telefona do serviço no dia do seu aniversário dizendo que haverá uma reunião de trabalhos após o expediente o que vc faria?

SITUAÇÃO 2: Você está com tudo pronto pra ir a praia, a sua sacola com sanduíches, bronzeador, sua farofa, seu kit de banho de lua, o biquini, a canga, toalha...heheheheheheh, já está de saída mesmo, quando sua sogra chega pra almoçar em sua casa, o que você faria?

SITUAÇÃO 3: Você cortou o cabelo com um corte radical, fez sobrancelhas e mudou todo o seu look e estilo e ele não notou e não falou nada, o que você faria?

SITUAÇÃO 4: Você preparou um jantar a luz de velas, colocou aquela camisola linda e na hora H ele dormiu de tanto cansaço do trabalho, o que você faria?

"PRIMEIRO LIVRO DE RECEITAS"

Providenciar um fichário pequeno com um bloco de folhas junto com a entrega do convite, deve ir uma folha do fichário personalizada de preferência, para que a convidada escreva uma receita.
No dia do Chá de Cozinha, as receitas serão reunidas no fichário.

"RECONHEÇA A HISTÓRIA"


Cada amiga que chegar escreve em um papelzinho uma frase curta sobre alguma situação que aconteceu entre ela e a Noiva. Pode ser algum filme que viram juntas, ou lugar que viajaram, ou frase engraçada, algo que a Noiva possa se lembrar. Os bilhetes NÃO devem ser assinados, aí os papeizinhos são dobrados e guardados em uma caixinha.
Cada amiga da noiva sorteia um papel e lê para todos. Se a Noiva acertar a autora da frase, a amiga se levanta, dá o seu presente e paga uma prenda. Se a Noiva errar, a pessoa que escreveu se identifica, dá o presente e a Noiva paga a prenda.

"AMIZADE E CARINHO - QUEBRA GELO"

Passar um carretel de barbante pelas amigas presentes.Cada uma corta um pedaço, do tamanho que quiser.
Depois que todas tiverem cortado, vem a explicação. Elas devem ir enrolando o barbante no dedo, e ao mesmo tempo ir falando para a Noiva como a conheceu, o que acha dela, o que sente por ela, o que deseja para o futuro, etc. Tem que falar até terminar de enrolar o barbante no dedo.

"DECLARAÇÃO DE AMOR"

Nessa bricadeira deverá ter uma caixa com vários objetos e brinquedos. A noiva então, deverá escolher quatro convidadas que deveram que fazer uma declaração de amor como se fosse ensinando a noiva como se declarar para seu amado, ultilizando os objetos encontrados na caixa. A melhor declaração , ganha a brincadeira. Se o noivo estiver também participando da festa , poderá então, ser feita a brincadeira com os noivos, com certeza, todos darão muitas risadas.

"BINGO DAS BOLSAS"

Cada convidada coloca a bolsa em sua frente enquanto alguém lê uma lista de coisas BEM DIFÍCEIS que podem ser achadas dentro de uma bolsa feminina. Quem tirar o item de sua bolsa primeiro ganha um prêmio (alternativamente, quem não tirar paga uma prenda). Comece a lista com itens normais como batom ou escova, e coloque itens bem diferentes no final, como uma agulha ou escova de dentes.

"RECEITA DO CASAMENTO PERFEITO"

Dê a cada convidada cartões de receita e peça para que escrevam a receita de um casamento perfeito. Mais tarde, dê os cartões para a noiva, peça para que ela leia-os em voz alta e adivinhe quem escreveu.

"CLASSIFICADOS"

Para dar muitas risadas, ao chegar, entrega a cada convidada uma folha de papel contendo no topo um espaço em branco seguido de "a venda" : ____________ à venda. A organizadora deve pedir para que cada uma preencha o campo vazio com o nome de algo que tem encostado em casa, sem uso ou que gostaria de vender: meias velhas, animal de estimação, jóias, etc. Ao escolher, a pessoa deve montar um pequeno anuncio descrevendo as qualidades do produto e seu estado de conservação. Quando todas finalizarem a tarefa, peça para que formem uma roda e ao ler os seus anúncios, sempre que aparecer o nome do seu produto, elas devem substituir pelo nome do noivo.

"JOGO DAS MEMÓRIAS"

Pendure num avental, fotos ou itens de cozinha e faça a noiva desfilar alguns minutos pelo local da festa de modo que todas convidadas vejam. Depois, retire a noiva da sala e distribua papel e caneta, solte o cronometro e peça para que elas escrevam o que lembram ter visto no avental. Ganha a convidada que lembrar o maior numero de itens.

"DANDO CONSELHOS PARA A NOIVA"

Distribua papel e caneta para as convidadas e peça para que elas escrevam conselhos para a noiva, como por exemplo “nunca durmam brigados” e peça para depositarem numa caixa. Peça para a noiva ler alguns conselhos em voz alta. Tenha certeza que voce recebera conselhos hilarios!

"EU NUNCA FIZ..."

Distribua balas de goma, ou coisa parecida para as suas convidadas. Peça para que alguém dizer o que nunca fez, usando a seguinte frase, por exemplo “Eu nunca limpei peixe”. As outras que também nao fizeram o que for dito, deverao dar doces para quem disse a frase. Ganha quem tiver mais doces na mao.

"VÍDEO-SURPRESA"

Fazer um vídeo, com o noivo, perguntando detalhes sobre o namoro deles, como se conheceram, quais suas preferências, manias, casos engraçados, etc. Durante a festa coloca o filme e vai perguntando para a noiva, sobre o que ele falou. Então, pausa o vídeo, para ela responder. Exemplo: Qual a comida que ela mais gosta? Quando ele for responder, interrompem o filme e a noiva deve responder. Aí coloca a fita para rodar novamente e confere a resposta do noivo. Se ela acertar, está liberada; se errar, faz alguma performance. As participantes também podem ser selecionadas e participarem do "castigo" com a noiva.

"COMENTÁRIOS ANTES DA NOITE DE NÚPCIAS"

Enquanto a noiva abre os presentes e vai fazendo comentários, alguém vai anotando. Quando ela acabar, alguém lê seus comentários e diz que é o que ela pretende dizer ao noivo na noite de núpcias. Algumas coisas que ela poderá dizer, "Que lindo, adorei", "Era isso que eu estava precisando e esperando", "O tamanho é o ideal", "Nossa que legal, mas não sei como usar" e assim por diante.

"BINGO DO AMOR" (By Geo)















É distribuido a todas as convidadas cartelas do bingo do amor, com palavras relacionadas em como obter um casamento saudável. As convidadas devem ser orientadas pela organizadora do chá, a escolher as palavras por ordem de suas prioridades e preencher os espaços numerados de 1 a 10 (prioritariamente). Em seguida a organizadora irá começar o sorteio das palavras, quem bater primeiro a cartela vai saíndo do jogo com uma lembrancinha...vale até 3 ganhadoras. Acima uma foto do modelo da cartela do bingo....detalhe importante, foi meu marido quem fez...ahahahahahahahah!!!! Ficou lindo!!! E vou dividir com todas vocês!

"TIRANDO PROVÉRBIOS 31 DE DENTRO DA MALA"

(A DINÂMICA CONSISTE EM A ORGANIZADORA TIRAR DE DENTRO DE UMA MALA OBJETOS, E ENTREGAR A NOIVA PARA QUE SEGURE, EM SEGUIDA ELA FALA SOBRE CADA UM EXPLICANDO A SUA IMPORTÂNCIA E FAZENDO UM PARALELO COM A VIDA DE UMA MULHER VIRTUOSA, TUDO BASEADO EM PROV 31)!
LER ESTA INTRODUÇÃO

O capítulo 31 do livro de provérbios da bíblia faz uma abordagem muito linda de como deve ser uma mulher virtuosa, muitas vezes dá-nos a impressão de que uma mulher virtuosa é ser uma super-mulher. Eu imagino uma mulher virtuosa como sendo uma mulher esperta, habilidosa, próspera e forte, um verdadeiro exemplo a ser seguido. Virtuosa significa “aquela que têm virtudes”, e virtudes significa “disposição firme e constante para a prática do bem, força moral e valor.” Veja que em nenhum momento a palavra perfeita apareceu. É possível para qualquer uma de nós ser uma mulher virtuosa. Para isso Deus está disposto a nos capacitar, nos enchendo com sua maravilhosa graça, fluindo através de nós, transformando nossa vida, nosso lar e todos que estão ao nosso redor. Vamos ver algumas das prioridades e valores dessa mulher Virtuosa através de uma dinâmica feita com objetos que servirão de gancho para discutirmos e refletirmos juntas sobre o papel da mulher dentro do seu Lar com suas prioridades. Para ser uma mulher virtuosa é preciso organizar as prioridades. A organizadora tira cada objeto da mala e fala sobre cada um deles!


1º objeto é a (Bíblia) que representa: Nutrir um relacionamento com Deus e para que isso ocorra, vc deve passar pelo menos alguns minutos do nosso dia em conversa, comunhão com Ele, para que possas aprender através da sua palavra, e em conversas íntimas e pessoais, receber toda orientação que precisa para viver uma vida com propósito e alegria. Por exemplo, ministrar o seu marido com palavras de sabedoria quando ele chegar cansado, estressado de um dia cheio de trabalho, saber que vc é amada e tem seu valor diante de Deus, ter a certeza de que Ele te criou com todos os seus talentos e jeito de ser. Se aceitar, se amar e deixar-se ser amada também.


2º objeto é um (Perfume e um espelho) que representa: A sua aparência, depois de alguns anos de casada, filhos e a famosa rotina, a mulher virtuosa não pode deixar de se cuidar, de estar sempre cheirosa e bem arrumada. A mulher virtuosa não vê a moda de maneira ditatorial. Ela não deixa de lado sua verdadeira personalidade para tornar-se apenas o que algum estilista imagina a cada estação. O seu estilo não se modifica conforme a moda, porque o seu estilo diz respeito à sua essência, ao seu verdadeiro interior. Seguir fielmente as tendências e usá-las sem um toque pessoal pode indicar uma grave falta de auto-estima. Mas essa Mulher tem personalidade, bom-senso, além de autocrítica. Por isso, não se deixar levar por tendências passageiras. O mais importante é saber quem é. Lembre-se sabemos que não importa quanto tempo gastamos com a aparência. “Não vou gostar do que vejo no espelho, se eu não estiver bem e sentindo paz dentro do meu coração.

 

3º objeto é uma (Calculadora, caneta e papel) que representa: A eficiência da mulher virtuosa dentro do seu lar. Ela o administra muito bem, sendo ela apenas uma dona de casa, ou mesmo ocupando vários papéis como trabalhar fora... Enfim... Ela não deixa que a casa fique sem sua proteção, sem seu olho clínico. "Ela está sempre atenta ao andamento da casa e não come o pão da preguiça". O seu marido confia nela, pois é uma excelente administradora. "Por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher!". Isso só será verdade se a mulher exercer o papel de ajudadora, que para isto requer muita sabedoria de Deus.


4º objeto é um (Colar de pérolas) que representa: Um caráter piedoso, alguém que ama ajudar o seu próximo, não mantém uma postura materialista-consumista, que tudo o que vê pela frente tem a compulsão de comprar e deixar o orçamento da família comprometido por conta de desejos egoístas e fúteis. Essa mulher pensa mais no outro, ela tem um coração e uma alma doadora. O seu marido se orgulha dela e por isso ele é reconhecido por onde passa.


5º objeto é um (Detergente, esponja e um vasinho de flor) que representa: O cuidado com a sua casa, pois embora o marido a auxilie, a responsabilidade de deixar a casa um lugar aconchegante, limpo e agradável, vem primeiramente dela. Um lugar onde seu esposo tenha vontade de voltar sempre depois de um dia inteiro no trabalho, uma comida saborosa feita com amor... Um lugar de conforto e paz, um lugar bem decorado, com fotos da família espalhadas, estampando a felicidade de todos que ali moram. A mulher não perde o seu valor cuidando da sua casa e dos seus.

 

6º objeto é um (Camisola e uma pluma) que representa: A sexualidade dessa mulher virtuosa, que está muito além das aparências, que deve ser inteiramente para o seu marido, que deve amá-lo com muita criatividade, carinho e respeito. Ela deve honrá-lo na forma de se vestir, deve mostrar aos outros homens que é comprometida e realizada, e que não tem a necessidade de se mostrar nua, vazia e carente através de suas vestes. Pois é fisicamente e emocionalmente suprida por Deus e pela convicção de seu amor próprio e seu amor ao seu marido. O “mesmo” precisa de afirmação, de ser realizado sexualmente e de sensibilidade da esposa em ser apoiado nos seus sonhos e projetos.

 

7º objeto é uma (Boneca) que representa: A maternidade. A mulher foi colocada como peça fundamental para formação da família, pois Deus depositou em suas mãos a responsabilidade de ser rochedo, muralha, ponto de equilíbrio, e acima de tudo Ser mãe, poder gerar filhos, só a mulher pode gerar filhos! E como é linda a relação de mãe e filho! Essa relação muitas vezes é recheada de renuncia, presença, mas principalmente de exemplo, ser uma mãe presente é o mais importante na vida de seus filhos.


8º objeto é uma/um (tiara de borboleta, chapéu engraçado, ou óculos engraçado) que representa: Bom humor... A mulher virtuosa deve ser alguém de bom-humor. Pensando sobre isso cheguei à conclusão que sorrir é bastante saudável, emocionalmente e fisicamente falando. Ter senso de humor ajuda a manter o relacionamento conjugal renovado, muitas vezes, no meio do caos da vida, um simples sorriso ou uma brincadeira podem aliviar situações de tensão. Isso cria um tipo de intimidade natural para o casal. Viver com alegria é o melhor caminho para envelhecermos bem!
Fonte: Chá de Panela da Brena, abaixo uma foto de como fica a noiva no final da brincadeira!


"DICAS DE MAQUIAGEM" (By Carola)

Convida-se alguém profissional, ou mesmo aquela sua amiga que se garante em maquiagem, prepara uma mesa linda com pincéis e bastante maquiagem....dicas e muitas dicas!!

 

4 comentários:

  1. Lembrança boa de vários chás de cozinha que já fui... Organizados por vc, inclusive. Parabéns pelo Blog, está lindo, incrível!!
    O filósofo Emerson dizia: "Aquilo que você é, fala tão alto que não consigo ouvir o que você me diz".

    Acjo que é isso que quero te dizer tb!! beijo

    ResponderExcluir
  2. Foi triiiilegal....obrigada carola pela sua importantíssima participação!!! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Manu,foi maravilhoso o meu chá, muito obrigada por ter aceito o convite. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Manu,parabéns! tudo muito criativo, divertido e edificante, bjos

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É RELEVANTE...ENTÃO NÃO DEIXE PRA DEPOIS, COMENTE AGORA!!!