twitterfacebookemail

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Limites nos Relacionamentos!!


Aprenda a dizer não, sempre que necessário. Proteja o seu relacionamento contra a invasão dos intrusos. Você sabia que os limites sempre foram vitais para os seres humanos no que se refere a relacionamentos? O dicionário define limite como uma linha ou ponto divisório; uma demarcatória. É por isso que limes - limite em latim, significa o resultado da demarcação através da medição (limitatio).
Quais são as funções dos limites? 

Separar, proteger e distribuir o espaço da terra entre os seres humanos. O sucesso em todas as áreas da vida é determinado pela maneira como estabelecemos e respeitamos os limites. A palavra chave para estabelecer limites é não. Jesus ensinou sobre a questão dos limites quando disse: “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mt 5.37). “... não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro” (1 Co 4.6). Os limites, além de separar e proteger, ajudam a nos definir. Definem o que sou e o quem são os outros.

Um limite mostra onde termino e onde alguém começa, dando uma idéia de posse, de propriedade. É por isso que a lei protege os limites e consequentemente o ser humano é protegido. É bom lembrar que os limites externos protegem as nossas emoções dando-nos segurança. O que acontece quando o ladrão arromba a porta da casa, entra, revira tudo, mas não leva nada? Qual é o sentimento que fica no coração da família? Eu já experimentei isso na minha casa. O fato de saber que os limites foram desrespeitados e violados por alguns fora-da-lei deixou em nós uma sensação de insegurança, ao ponto de mudarmos não só da casa, mas também da cidade. A violação dos limites pode afetar-nos emocionalmente.

É bom aprender a diferença entre limites violados sem permissão, dos limites permitidos. Neste último, permitimos que outros entrem e se comportem como se fossem donos do nosso espaço. Por que é importante você assumir o que é seu?

Ter consciência de que sou proprietário de alguma coisa, e assumir a responsabilidade do que é meu gera e traz liberdade. Afinal, sou livre para fazer o quiser com aquilo que me pertence. Ao assumir a responsabilidade pela minha vida abro um leque de opções. Contudo, se não sou dono da minha vida, minhas escolhas e opções são muito limitadas.

Os escritores Anselm Grun e Ramona Robben, no livro Estabelecer Limites e Respeitar Limites abordam de maneira interessante o equilíbrio entre proximidade e distância. Ao comentar sobre o problema que Abraão teve com Ló, seu sobrinho (Gn 13) na área dos limites, eles escrevem:

Proximidade demais cria desavenças até entre irmãos. Por mais que se relacionem bem, conflitos surgirão caso vivam mais próximos do que deveriam um do outro [...]. A relação entre proximidade e distância na convivência, estende-se a questões espaciais bem práticas, como a possibilidade de recolhimento para as próprias quatro paredes. Uma casa barulhenta demais, com quartos insuficientemente isolados em que se pode ouvir constantemente a tosse do vizinho, é um exemplo de proximidade nociva, que provocará rapidamente agressividade. Apenas quando se é possível se recolher, o estar junto é prazeroso. Necessita-se sempre das duas coisas: Proximidade e distância; atrito e recolhimento; compromisso e liberdade; solidão e comunidade.

Algumas perguntas podem ajudar você a fazer uma avaliação sobre os limites na sua vida.

1. Você diz não aos seus próprios desejos? Dominar a si mesmo é o maior desafio a qualquer pessoa. Quando você diz não aos seus próprios desejos significa que a disciplina é algo determinante na sua vida, e isso levará você ao sucesso. Os limites começam dentro de você. Quem não é capaz de dizer não à si mesmo, nunca será apto a dizer não aos outros.

2. A relação com a sua família de origem vem impedindo o seu crescimento em muitas áreas? Quando o relacionamento com a família de origem começa a concorrer com o casamento, indica que a relação é doentia e precisa ser repensada, isto é, faltam limites. Nenhum outro relacionamento pode estar acima do compromisso entre marido e mulher, a não ser a nossa comunhão com Deus. Nem o pai, a mãe, irmão ou irmãs, por mais queridos podem ocupar o espaço do relacionamento entre o casal. A tendência é aumentar os conflitos e a tensão no relacionamento.

3. Quem manda na sua casa? O princípio de liderança foi estabelecido por Deus para regulamentar a vida comum em família. Quando se quebra este princípio, abre-se uma brecha que enfraquece o relacionamento conjugal. O líder é quem define os limites, a esposa com autoridade delegada pelo marido pode também definir e cobrar para que esses limites sejam respeitados. É bom que o casal deixe bem claro entre eles a função do líder, que é a de governar, e a da esposa, que é edificar. Quando os papéis estão bem definidos dentro de uma família, fica mais fácil conhecer os limites.

4. Você sabe o que são padrões infantis de responsabilidade? É quando os pais não precisam, mas exigem que os filhos assumam suas mochilas. Não podemos viver assumindo responsabilidades que não são nossas. Cuidar de forma responsável daquilo que nos pertence exige tempo, dedicação, atenção, dinheiro, etc. Quando assumimos a “mochila” dos outros, mesmo que seja a dos pais, sobrecarregamo-nos e provocamos um estresse crônico que comprometerá o nosso relacionamento conjugal. Você assume responsabilidade que não é sua? Há pessoas que assumem responsabilidades que são dos pais, dos irmãos, dos amigos, da igreja, etc. É preciso ter firmeza, coragem, determinação e discernimento para dizer não, sempre que for necessário. Esta é a chave dos limites.

5. Sua amizade com alguém está provocando conflitos em seu casamento? Um sinal claro de que há problemas de limites é quando seu relacionamento com uma pessoa afeta sua relação com as demais. Não se pode permitir que uma pessoa tenha um poder muito grande sobre a sua vida.

6. Quando você visita a casa dos pais você regressa de lá deprimido(a)? Se visitar a casa dos pais está fazendo mal a você, significa que esta relação é doentia e precisa ser repensada. Seria bom que ele ou ela voltasse da casa dos pais melhor, e não pior. Você é dono da sua vida e pode impedir que as pessoas exerçam influências negativas sobre você e sobre seu casamento. Não se deixe envenenar, não abra o seu coração para conversas que não agregam valor à sua vida.

7. Quem manda no seu dinheiro, no seu cartão de crédito e no seu talão de cheques? Pessoas que não sabem dizer não e emprestam dinheiro, cheques, cartão de crédito, etc., sempre pagarão dívidas que não fizeram. Infelizmente, muitos casamentos estão mergulhados em profunda crise por falta de firmeza de maridos e esposas que não controlam o que lhes pertence. Saiba dizer não sempre que for necessário. Assuma o comando da sua vida financeira. Quando alguém pedir que você empreste seu nome para fazer uma compra, porque está sem crédito na praça, diga não. Quem sujou o próprio nome, com certeza irá sujar o seu também. Quem empresta dinheiro para um amigo que não paga, perde o amigo e o dinheiro. Entre perder o amigo ou o dinheiro por dizer não, salve pelo menos o dinheiro. Assuma o controle do seu dinheiro.

8. Quando você sai com alguém, você costuma comprar o que não precisa, só porque o outro comprou o que precisa? Certo dia minha esposa Rousemary foi a um Shopping Center com uma senhora que tinha o hábito de fazer as amigas comprar tudo o que viam e achavam interessante; mas ela mesma nada comprava. Pessoas assim precisam ser tratadas com firmeza, pois violam os limites e controlam aquilo que é nosso. Chegou um momento em que aquela senhora incomodou tanto, que minha esposa lhe disse: Se você quer comprar, fique a vontade, eu não preciso e não vim procurar esse produto. Eu não compro apenas porque está em promoção. Seja firme quando sair na companhia de pessoas dominadoras.

9. Por que será que muitas pessoas têm dificuldade de dizer não? Eis alguns motivos:
a) Medo de perder o amor ou ser abandonado.
b) Medo da raiva do outro.
c) Medo da solidão. Se eu disser ‘não’ vou perder os amigos(as).
d) Culpa. Se eu disser ‘não’, vou ficar com um sentimento de culpa perturbador.
e) Medo de perder o emprego. Se eu disser ‘não’, vou perder o meu emprego.
f) Excesso de identificação com a frustração dos outros.

Lembre-se, se a sua doação não lhe traz alegria, então você precisa examinar a sua motivação.
Cada pessoa deve saber até onde vão seus limites e os limites dos outros. Ninguém é obrigado a assumir responsabilidades que não são suas. Há pessoas que assumem a vida dos pais, dos irmãos, e acabam arruinando o seu casamento. Ser solidário com a dor dos pais e dos irmãos e ajudar dentro dos limites do bom senso é ótimo; assumir a vida deles é péssimo.

O que é necessário para estabelecer limites:
1. Seja líder de si mesmo. Assuma o comando da sua vida.
2. Tenha compromisso com uma ordem de prioridades.
3. Nunca sacrifique o que é importante pelo urgente.
4. Não confunda generosidade com abuso em nome do amor.
5. Não permita que outras pessoas assumam o governo de sua vida determinando o que você deve ou não fazer.
6. Não tome decisões com base nas emoções. Use a razão.
7. Em caso de dúvida, procure se aconselhar com um(a) conselheiro(a) que sabe mais do que você a respeito de limites.

Liderar a si mesmo é o grande desafio das pessoas que desejam uma vida de sucesso na perspectiva do Eterno, e isso tem a ver com limites.

Por Josué Gonçalves - Terapeuta de Família

4 comentários:

  1. Post de hoje veio bem na hora...bjão

    ResponderExcluir
  2. inha irmã a paz, veio direto da sala do trono, esse post!!Que sabedoria Deus derramou sobre a vida do Pr. Josué, e ainda te usou para postar essa mensagem aq em seu lindo espaço!!Deus lhe abençoe abundantemente!!!bjooss

    ResponderExcluir
  3. Adorei amiga,embora como solteira certas coisas ainda me façam tremer de medo de ter que abrir mão...mas seus textos têm me ajudado muito a exercitá-las para o futuro.Beijos Linda!Saudades!

    ResponderExcluir
  4. Que bom amadas que ostextos tem ajudado vcs...comigo falou muito ao coração!!!! bjs e bom feriado!!!

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É RELEVANTE...ENTÃO NÃO DEIXE PRA DEPOIS, COMENTE AGORA!!!