twitterfacebookemail

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Comer para emagrecer!!



Quando se pensa em dieta, o que primeiro vem à cabeça é o estado de restrição e isso incomoda bastante. Esse pensamento não está 100% errado, porque, para ter uma alimentação saudável e para emagrecer com saúde, é necessário mudar alguns hábitos e incluir outros na rotina alimentar.

Isso significa que se é comum comer doce, a quantidade e a frequência que eles são consumidos deverá se reduzir. O mesmo raciocínio vale para uma alimentação rica em carnes, salgadinhos, biscoitos doces, embutidos (presunto, salame, salsicha) e/ou congelados.

O ganho de peso é resultado do excesso de alimentos que possuem uma elevada densidade energética. Tudo bem, nada de termos técnicos, mas é importante traduzir. Elevada densidade energética significa alimentos que possuem elevada quantidade de calorias por grama do alimento. Simplificando, todos os alimentos citados acima têm elevada densidade energética.

Fácil de entender. Agora, vamos para o lado oposto. Quais são os alimentos menos densos em energia e que devem ser priorizados? Certo! Frutas, legumes, verduras, ou seja, alimentos ricos em água e fibras.

Onde a maioria das pessoas erra na dieta?

Simples, elas excluem na segunda-feira (o dia mundial da dieta!) todos os alimentos de que mais gostam e que, normalmente, fornecem grande quantidade de calorias que em excesso viram gorduras no organismo, ou seja, engordam.

Somando-se a esse erro está: para emagrecer é necessário fechar a boca. E não há erro maior do que esse.

Então, vamos lá: o que é importante para emagrecer?

A primeira atitude é organizar a alimentação. E isso significa se alimentar a cada 3 a 4 horas. E isso é importante porque:

1.       Estipulando os horários para as três refeições principais e para os pequenos lanches intermediários (lanche da manhã e lanche da tarde), o ato de ficar beliscando é freado;
2.       Variedade de alimentos: fazendo, pelo menos, 5 refeições por dia, serão ingeridos diferentes tipos  de alimentos;
3.       Estabelece uma disciplina, importante para quem quer emagrecer;
4.       Aumenta o metabolismo! Sim, sim, se alimentar a cada três horas deixa o metabolismo mais ativo, situação muuuito diferente se ficar longos períodos em jejum.

Para quem quer emagrecer da maneira correta, esse é o primeiro passo. Se alimentar a cada 3 ou 4 horas.

Lembre-se: dieta tem tempo para acabar, mas alimentação saudável não!

Nada melhor do que começar corretamente e sem desespero. Pense nisso!

Créditos: Roberta Stella
Nutricionista Dieta e Saúde

Um comentário:

  1. Saudades! Tudo de bom para você e sua família, que Deus esteja com vocês na vida e nos negócios e que em breve te dê mais um presente (sabe qual, não é?). Um beijo na Lana, que sumiu no mapa!!!

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É RELEVANTE...ENTÃO NÃO DEIXE PRA DEPOIS, COMENTE AGORA!!!